Comparando Tableau, QlikView e Power BI

Estas são as três principais ferramentas de BI do mercado.


São 3 excelentes opções e muitas das grandes empresas utilizam as 3 simultaneamente em diferentes cenários.


Aqui consta somente nossa opnião baseado em uso e estudo das ferramentas, mas cada um terá uma opnião diferente.


No caso estamos comparando Ferraris com Lamborghinis e Bugattis. Ou seja, varia do gosto e do que mais valoriza, design, perfomance ou facilidade de uso.



Comparando Tableau vs QlikView


A reputação da Qlik para o desenvolvimento de produtos de nível empresarial que oferecem excelentes experiências de clientes está se acelerando, já que a QlikView continua a atrair novos clientes para a empresa e ampliar o crescimento do mercado da Qlik. 


A Qlik Sense continua a ser o principal produto da empresa, reforçando ainda mais a posição de mercado nos mercados de análise de dados, autônomos e embutidos. Ao longo do ano, a Qlik também cresceu sua rede global de parceiros, que também está acelerando a adoção global do mercado da Qlik.


As vantagens do produto da Qlik incluem um mecanismo em memória capaz de visualizar padrões e produzir análises associativas que não são realizáveis usando o SQL sozinho. O mecanismo em memória é suficientemente escalonável para integrar com vários tipos diferentes de fontes de dados, criando uma análise unificada do painel, análise, métricas e indicadores de desempenho chave (KPIs) de interesse. Muitos dos clientes corporativos da Qlik dizem que QlikView e Qlik Sense são fáceis de usar e seus painéis e intuitivos e fáceis de entender.


Tableau e Qlik são comparáveis e compartilham muitos dos mesmos pontos fortes e fracos. O seguinte é uma análise de como cada uma compara:


  • Análise e Criação de Conteúdo - O Tableau é excelente em análises incorporadas avançadas e é um líder sólido no mercado de análise e BI neste recurso. Qlik está atrasado atrás do Tableau neste aspecto da análise incorporada. Tanto o Qlik quanto o Tableau são uniformemente compatíveis com o suporte para o SmartData Discovery também. No geral, no entanto, o Tableau domina o recurso de análise e criação de conteúdo, que define a comparação dessas duas empresas.


  • Componentes de Gerenciamento de Dados Empresariais - A arquitetura da Qlik foi projetada para suportar o ETL independente e o armazenamento de dados, tornando esta série de recursos uma força contra o Tableau. Tanto a Qlik como o Tableau são uniformemente correspondentes à preparação de dados de autoatendimento, uma área em que ambas as empresas declararam publicamente que estão investindo uma quantidade significativa de seus orçamentos de P & D neste ano. Tanto o Qlik como o Tableau também são uniformemente correspondentes ao gerenciamento de dados, uma área que foi projetada para os principais componentes de suas aplicações e plataformas de dados.


  • Recursos que suportam resultados de publicação - O Qlik é mais avançado do que o Tableau na incorporação de conteúdo analítico, enquanto o Tableau possui a vantagem quando se trata de incorporar conteúdo de análise avançada em todas as plataformas. A Qlik possui uma abordagem mais simplificada para publicar, compartilhar e colaborar com dados do que o Tableau. A ênfase da Qlik em oferecer uma excelente experiência de usuário é o que os torna um competidor mais forte nesta área.


Conclusão: Qlik e Tableau estão bem combinados em todos os aspectos da análise e do BI, com o Tableau tendo a vantagem na integração do trabalho da plataforma e facilidade de uso e recurso visual. Para as empresas que dependem de uma grande variedade de pontos de integração de dados, a Qlik tem abordada a profundidade e amplitude de suas opções nesta área.


Comparando Power BI vs Tableau


Ao comparar o Power BI vs. Tableau, a Microsoft continua a enfatizar a facilidade de uso e o preço ao competir contra o Tableau. O Power BI Suite é fornecido na plataforma Microsoft Azure Cloud, com o Power BI Desktop fornecido no local como uma opção autônoma.


O Microsoft Power BI Desktop também é popular entre os usuários avançados que estão criando análises de dados complexas que incluem fontes de dados baseadas em premissa e pontos de integração. A preparação de dados, a descoberta de dados e os painéis interativos estão incluídos no Power BI Suite e no Power BI Desktop.


O Tableau e o Microsoft Power BI são ambos considerados superiores em design intuitivo e facilidade de uso, com a Microsoft tendo uma vantagem em suporte e componentes de infraestrutura, e o Tableau é líder em facilidade de uso. 


A Seguir é uma análise de como cada uma compara:


  • Análise e Criação de Conteúdo - A inteligência da Tableau nessas áreas de análise e desenvolvimento de aplicativos de BI são evidentes em quão avançadas as análises avançadas incorporadas são relativas ao BI de energia. O Tableau é uma geração à frente de muitos concorrentes nos campos de análises incorporadas avançadas. Além disso, o Tableau é superior ao Microsoft Power BI quando se trata de criar e manter painéis em tempo real atualizados com a integração de dados. O Microsoft Power BI e Tableau são comparáveis na exploração visual interativa e na exploração e criação de dispositivos móveis.


  • Enterprise Data Management Components - Tableau e Microsoft Power BI são comparáveis nas três principais áreas de gerenciamento de dados corporativos. Ambos fornecem ETL e armazenamento de dados de conteúdo acima da média, e ambos fornecem preparação de dados de autoatendimento. A força da Microsoft Power BI na preparação de dados de autoatendimento é evidente em como a experiência do usuário foi projetada para orientar os usuários novatos, ainda fornecendo aos usuários avançados as ferramentas necessárias para completar rapidamente as tarefas de apresentação de dados. Tanto o Tableau como o Microsoft Power BI são uniformemente correspondentes na área de gerenciamento de dados também.


  • Recursos que suportam resultados de publicação - A capacidade do Microsoft Power BI de incorporar conteúdo analítico é superior ao Tableau e é usado de forma generalizada em fluxos de trabalho de análise de negócios e relatórios de BI em todas as empresas. O Tableau possui recursos mais efetivos para publicação, compartilhamento e colaboração com visualizações e análise de dados concluída.


  • Suporte para componentes de infra-estrutura - O Microsoft Power BI é superior ao Tableau quando se trata de conectividade de fonte de dados, dada a API da Microsoft e o conhecimento do Serviço da Web em Azure Cloud e as opções de integração local. Com base em conversas com usuários empresariais, o suporte de instância da Microsoft Power BI Azure é excepcionalmente rápido e também é considerado melhor do que o suporte de BI de nuvem do Tableau.


Comparando QlikView vs Power BI


A Qlik continua a investir fortemente em recursos e fluxos de trabalho intuitivos e fáceis de usar, o que é uma vantagem competitiva significativa em relação ao Microsoft Power BI. O recurso de análise incorporada da Qlik é superior ao Microsoft Power BI também. QlikView e Microsoft Power BI são comparáveis e compartilham muitos dos mesmos pontos fortes e fracos. 


A seguir é uma análise de como cada uma compara:


  • Análise e Criação de Conteúdo - a Microsoft domina esta área da comparação com suas maiores forças sendo exploração visual interativa e exploração e autoria móvel. A Microsoft tem uma liderança dominante em uma perspectiva característica em cada um desses dois anos. Tanto o Qlik quanto o Microsoft Power BI também suportam análises avançadas embutidas, com a Microsoft tendo dado resultados comprovados a empresas com esse recurso em uso por analistas de negócios em todo o mundo. O Microsoft Power BI também é mais eficaz no Backup quando comparado com os produtos da Qlik. O Qlik e o Microsoft Power BI são uniformemente compatíveis com o suporte para painéis analíticos avançados.


  • Componentes de Gerenciamento de Dados Empresariais - A Qlik domina o mercado com seus recursos de armazenamento de dados ETL e autossuficientes, superando a Microsoft sobre esse aspecto do gerenciamento de dados. Qlik é um dos melhores fornecedores fornecendo soluções analíticas e de BI hoje com o SiSense sendo o único outro fornecedor nesse nível de desempenho.


A Qlik e a Microsoft são uniformemente correspondentes à preparação de dados de autoatendimento e análises avançadas incorporadas. A Microsoft possui mais conhecimentos que oferecem análises avançadas incorporadas, mas a Qlik está ganhando impulso nessa área devido ao foco na usabilidade e na entrega de maiores experiências de clientes em seus produtos.


  • Recursos que suportam resultados de publicação - Com os objetivos de fornecer a melhor usabilidade possível e excelência na entrega de aplicativos intuitivos e fáceis de usar, a Qlik domina esta área de recursos. O Qlik orienta os usuários sobre como incorporar conteúdo analítico e de acordo com os usuários corporativos são mais intuitivos para usar em comparação com a Microsoft.A Qlik também é a solução superior para publicação, compartilhamento e colaboração usando o conteúdo também. Com base em experiências pessoais usando cada uma e de conversas com analistas de negócios em empresas que adotaram cada uma, é claro que a Qlik tem uma liderança dominante nessa área.


  • Suporte para componentes de infra-estrutura - Com a Microsoft gerando uma quantidade significativa de receita de plataformas de infraestrutura e plataformas, é uma suposição razoável que o Microsoft Power BI dominaria essa área altamente competitiva de aplicativos de análise e BI. Na realidade, muitos concorrentes possuem aplicações e ferramentas de infraestrutura tão boas, senão melhores, em comparação com a Microsoft.


A Qlik está em uma parceria competitiva com a Microsoft nas áreas de administração, segurança e arquitetura. A Microsoft tem uma ligeira vantagem sobre a Qlik na área de conectividade de fonte de dados e a Microsoft lidera o conjunto de recursos de Cloud BI devido à sua profundidade de experiência no suporte da Microsoft Azure para Power BI ao nível da plataforma.


Resumo


Tableau, QlikView e Power BI são ferramentas sólidas de  business intelligence . Qual é o melhor ajuste para sua empresa depende das suas necessidades de análise. 


Se você estiver se conectando a bancos de dados internos existentes, armazéns de dados e outras fontes de dados são fundamentais para suas operações; você deve analisar individualmente essas soluções em relação a esses requisitos e configurações.


Se as visualizações forem seu foco principal, o Tableau é, de longe, a melhor resposta. Existe um motivo pelo qual a empresa e o produto são consistentemente classificados como # 1 em visualizações de inteligência.


O QlikView é altamente adaptável e fornece análises profundas de grande alcance.  No geral, o QlikView também continua tendo uma das maiores classificações de satisfação do cliente da indústria.


O Power BI da Microsoft é barato e se conecta perfeitamente ao MS Office. É uma opção sólida se você precisar de acesso rápido a análises específicas ou relatórios intensivos (e tem pessoal qualificado em consultas de dados baseadas em MS). A longo prazo, pode desafiar QlikView ou Tableau nas suas respectivas especialidades. O Microsoft Power BI é o único desses três aplicativos de análise e visualização de dados que possuem extensas integrações e grandes relacionadas a dados, garantindo a escalabilidade dessas aplicações específicas para projetos maiores.