A importância de ter um processo de avaliação de desempenho na sua empresa:

As grandes empresas sempre estão preocupadas em fazer com que seus colaboradores se mantenham alinhados aos objetivos da empresa e que apresentem altos índices de produtividade, para garantir o crescimento e desenvolvimento com qualidade do negócio. Mas como administrador você deve saber que  esse alinhamento nem sempre é fácil de ser percebido e, nesses casos, é bastante indicado realizar uma avaliação de desempenho.


A avaliação de desempenho usa ferramentas específicas para diagnosticar o desempenho dos colaboradores durante um período específico no desempenho de suas funções.


Para o funcionário da sua empresa ela representa uma poderosa oportunidade de receber o feedback líder-liderado sobre o trabalho e dá a possibilidade de melhorar o seu potencial, aumentando os resultados apresentados tanto em relação aos lucros como à imagem profissional. A avaliação de desempenho permite que o funcionário saiba como seu trabalho é percebido pelo superior direto.


Para a sua empresa o processo de avaliação de desempenho possibilita o ajuste de falhas, o melhor aproveitamento do capital humano através do aprimoramento das competências profissionais dos funcionários e da contratação de novos colaboradores. O profissional consegue desenvolver sua carreira de acordo com a necessidade da empresa.


A importância da avaliação de desempenho para a sua empresa


A avaliação de desempenho é uma das mais importantes ferramentas de Recursos Humanos que permite a identificação do potencial de cada colaborador e verifica qual parte desse potencial está realmente sendo utilizado.


A partir dessa verificação é possível criar estratégias para que os seus funcionários sejam mais bem aproveitados em suas funções e desenvolvam as competências necessárias para o melhor desempenho do trabalho. Essa estratégia é chamada de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).


Tipos de avaliação de desempenho


Existem modelos diferentes de avaliação de desempenho e a escolha da mais indicada deve ser em acordo com a cultura da sua empresa e dos seus objetivos estratégicos, que devem seguir o padrão de metas SMART para garantir a eficiência.


  • Escala Gráfica


Esse é o método mais simples de avaliação de desempenho e consiste no preenchimento de um formulário pontuando os valores, habilidades, competências, atitudes e comportamentos do seu funcionário. Os resultados são organizados e apresentados em uma escala de valores, bem como a percepção do superior direto. Esse método não oferece detalhes ou aprofundamento, mas pode ser aplicado em conjunto com outros métodos.


  • 180 graus ou 360 graus


Nesse processo de avaliação de desempenho outras pessoas envolvidas no dia-a-dia do ambiente de trabalho da sua empresa participam da avaliação.


No caso da avaliação 180 graus os envolvidos são o funcionário e o seu superior direto. Já no caso da avaliação 360 graus, todas as pessoas que dividem o dia-a-dia de trabalho são envolvidas, incluindo líderes, liderados e pares que se avaliam mutuamente, incluindo há uma autoavaliação. Em alguns casos há também o convite de fornecedores e clientes para participar da avaliação 360 graus.


A avaliação 360 graus vai além da medição de desempenho, avaliando também comportamentos. A coleta de dados pode ser realizada de diversas maneiras, entre elas formulários, planilhas e entrevistas, mas é essencial manter a confidencialidade das respostas.


  • Escolha Forçada


Nesse método de avaliação de desempenho é aplicado um formulário com uma lista de afirmações sem relação direta entre si. O avaliador precisa escolher duas afirmativas indicando uma que mais se aproxima do comportamento do colaborador e outra que mais se distancia.


Esse método exige muita atenção do avaliador e as sentenças precisam ser claras para evitar erros de interpretação.


Competências


Este conceito define que o colaborador deve ser avaliado sobre os aspectos de conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento está ligado a capacidade de saber algo, a habilidade está relacionada à capacidade de saber fazer alguma coisa, e a atitude refere-se à capacidade motivacional, a querer fazer algo.


Essa avaliação permite identificar a evolução do funcionário na sua empresa.


Metas e Resultados


A avaliação de desempenho analisa quantitativamente os resultados apresentados nos meses anteriores pelo profissional. O objetivo é verificar se o colaborador está atendendo às expectativas da empresa.


As informações para essa avaliação podem ser retiradas de sistemas de gestão ou planilhas com as vendas e metas apresentadas nos últimos meses. Essa avaliação permite verificar quais profissionais são talentosos e quais são pouco produtivos e precisam ser mais bem treinados ou excluídos da função.


Fazer uma avaliação de desempenho de funcionários não é apenas capturar uma fotografia da situação da sua empresa. É essencial entender os fatores que motivam o cenário apresentado e fazer uso dessas informações para criar estratégias de melhoria contínua do ambiente de trabalho, dos processos e dos resultados.