As grandes empresas sempre estão preocupadas em fazer com que seus colaboradores se mantenham alinhados aos objetivos da empresa e que apresentem altos índices de produtividade, para garantir o crescimento e desenvolvimento com qualidade do negócio. Mas como administrador você deve saber que esse alinhamento nem sempre é fácil de ser percebido e, nesses casos, é bastante indicado realizar uma avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho usa ferramentas específicas para diagnosticar o desempenho dos colaboradores durante um período específico no desempenho de suas funções.
Para o funcionário da sua empresa ela representa uma poderosa oportunidade de receber o feedback líder-liderado sobre o trabalho e dá a possibilidade de melhorar o seu potencial, aumentando os resultados apresentados tanto em relação aos lucros como à imagem profissional. A avaliação de desempenho permite que o funcionário saiba como seu trabalho é percebido pelo superior direto.
Para a sua empresa o processo de avaliação de desempenho possibilita o ajuste de falhas, o melhor aproveitamento do capital humano através do aprimoramento das competências profissionais dos funcionários e da contratação de novos colaboradores. O profissional consegue desenvolver sua carreira de acordo com a necessidade da empresa.
A importância da avaliação de desempenho para a sua empresa
A avaliação de desempenho é uma das mais importantes ferramentas de Recursos Humanos que permite a identificação do potencial de cada colaborador e verifica qual parte desse potencial está realmente sendo utilizado.
A partir dessa verificação é possível criar estratégias para que os seus funcionários sejam mais bem aproveitados em suas funções e desenvolvam as competências necessárias para o melhor desempenho do trabalho. Essa estratégia é chamada de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Tipos de avaliação de desempenho
Existem modelos diferentes de avaliação de desempenho e a escolha da mais indicada deve ser em acordo com a cultura da sua empresa e dos seus objetivos estratégicos, que devem seguir o padrão de metas SMART para garantir a eficiência.
Esse é o método mais simples de avaliação de desempenho e consiste no preenchimento de um formulário pontuando os valores, habilidades, competências, atitudes e comportamentos do seu funcionário. Os resultados são organizados e apresentados em uma escala de valores, bem como a percepção do superior direto. Esse método não oferece detalhes ou aprofundamento, mas pode ser aplicado em conjunto com outros métodos.
Nesse processo de avaliação de desempenho outras pessoas envolvidas no dia-a-dia do ambiente de trabalho da sua empresa participam da avaliação.
No caso da avaliação 180 graus os envolvidos são o funcionário e o seu superior direto. Já no caso da avaliação 360 graus, todas as pessoas que dividem o dia-a-dia de trabalho são envolvidas, incluindo líderes, liderados e pares que se avaliam mutuamente, incluindo há uma autoavaliação. Em alguns casos há também o convite de fornecedores e clientes para participar da avaliação 360 graus.
A avaliação 360 graus vai além da medição de desempenho, avaliando também comportamentos. A coleta de dados pode ser realizada de diversas maneiras, entre elas formulários, planilhas e entrevistas, mas é essencial manter a confidencialidade das respostas.
Nesse método de avaliação de desempenho é aplicado um formulário com uma lista de afirmações sem relação direta entre si. O avaliador precisa escolher duas afirmativas indicando uma que mais se aproxima do comportamento do colaborador e outra que mais se distancia.
Esse método exige muita atenção do avaliador e as sentenças precisam ser claras para evitar erros de interpretação.
Competências
Este conceito define que o colaborador deve ser avaliado sobre os aspectos de conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento está ligado a capacidade de saber algo, a habilidade está relacionada à capacidade de saber fazer alguma coisa, e a atitude refere-se à capacidade motivacional, a querer fazer algo.
Essa avaliação permite identificar a evolução do funcionário na sua empresa.
Metas e Resultados
A avaliação de desempenho analisa quantitativamente os resultados apresentados nos meses anteriores pelo profissional. O objetivo é verificar se o colaborador está atendendo às expectativas da empresa.
As informações para essa avaliação podem ser retiradas de sistemas de gestão ou planilhas com as vendas e metas apresentadas nos últimos meses. Essa avaliação permite verificar quais profissionais são talentosos e quais são pouco produtivos e precisam ser mais bem treinados ou excluídos da função.
Fazer uma avaliação de desempenho de funcionários não é apenas capturar uma fotografia da situação da sua empresa. É essencial entender os fatores que motivam o cenário apresentado e fazer uso dessas informações para criar estratégias de melhoria contínua do ambiente de trabalho, dos processos e dos resultados.
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