Como tomar decisões corretas para sua empresa usando tecnologia


Nos dias de hoje é cada vez mais difícil desenvolver o trabalho de gestão de uma empresa. Imagine a quantidade de informações, dados, segmentos e tarefas a serem realizadas e analisadas diariamente. Além disso, a concorrência está cada vez mais acirrada e qualquer falha pode se transformar em um grande problema capaz de prejudicar bastante o futuro do negócio.


Mais ainda, as empresas precisam inovar em produtos e serviços para atender as expectativas e necessidades dos clientes, e para isso é preciso conhecê-los bem interagindo e criando um relacionamento que gere a sua fidelização. É necessário também estabelecer metas de produção, de vendas, realizar pesquisas de mercado, acompanhar métricas e KPIs, entre muitas outras coisas. Ufa!!


Diante de todas essas tarefas você pode perceber como a responsabilidade do gestor se tornou ainda maior ao longo dos anos e também que tomar a decisão correta pode ser bem difícil. As pequenas empresas sofrem ainda mais por não poderem contar com profissionais especializados em cada setor e o empreendedor acaba sendo transformado em um faz tudo.


Quanto mais tempo as empresas levarem para aderir à tecnologia, maior será o afastamento das chances de sucesso. A manutenção de sistemas arcaicos como base das empresas acarreta diversos problemas como:


  • Burocracia
  • Estagnação
  • Baixa competitividade no mercado
  • Problemas com equipes
  • Problemas de comunicação interna,
  • Registros defasados  
  • Falta de confiança


Mas a solução para resolver essa questão está no uso da tecnologia em benefício das empresas.


Business Intelligence


Business Intelligence, ou inteligência de negócios, é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferece suporte a gestão de negócios. São técnicas e conceitos que conseguem transformar uma enorme quantidade de dados desorganizados em informações úteis que ajudam os gestores a tomarem decisões estratégicas acertadas.


O primeiro passo que você deve tomar para ajudar sua empresa a definir as estratégias, é a identificação correta das informações relacionadas ao problema, seja ele comercial, financeiro, de estoque, comunicação, ou qualquer outro segmento.


Análise de dados


A análise dos dados é essencial para a tomada de melhores decisões, já que as informações resultantes servirão de base para a escolha das melhores opções. Usando esse recurso sua empresa sai da posição em que precisa contar com hipóteses, suposições e sorte, para realmente analisar fatos e projeções de verdade, tornando a decisão com base em informações concretas.


As empresas hoje precisam trabalhar com metas de desempenho, para acompanhar métricas e definir resultados. A análise desses resultados é avaliada através do acompanhamento das métricas, e do atingimento dos KPIs, os objetivos previamente determinados.


As principais vantagens do uso de análise de dados são:


  • Maior confiança no processo
  • Emprego otimizado de recursos
  • Aumento da produtividade
  • Redução de riscos
  • Maior alcance de resultados


Balance Scorecard


Esse tipo de gestão é baseada no conceito de Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, que é um método que avalia o desempenho da empresa através de indicadores. É um método muito utilizado na gestão empresarial como complemento ao planejamento estratégico.


Essa estratégia está relacionada a quatro principais perspectivas da empresa: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Nesse conceito o gestor deve definir os indicadores e metas para que a empresa tenha os resultados esperado dentro de um prazo específico.


O Balanced Scorecard encontra o ponto de equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo e os objetivos internos e externos determinados no planejamento estratégico.


Dashboards


O uso de recursos de dashboard também facilita a tomada de decisões importantes já que os dados são apresentados em forma de gráficos, tornando a visualização muito mais rápida e objetiva, permitindo ainda o cruzamento de informações de forma simples. A assimilação dos processos e resultados acontece de maneira mais eficiente e isso agiliza toda a decisão.


Os recursos de dashboards podem ser utilizados em equipamentos eletrônicos móveis, como tablets e smartphones, o que facilita ainda mais o acompanhamento das informações e acaba com as limitações físicas do gestor, já que ele pode acessar os dados de qualquer lugar.


Se você ainda se sente inseguro sobre quais recursos utilizar para melhorar o processo de tomada de decisões na sua empresa, busque ajuda de um profissional ou empresa especializada que poderá avaliar quais serão as inovações mais adequadas para o seu negócio.